Ribeirão Preto, 18 de Julho de 2019

Método de Tratamento Sequencial do Ceratocone

A técnica desenvolvida aqui no Instituto de Olhos Reynaldo Rezende é conhecida como MTSC - Método Seqüencial de Tratamento do Ceratocone.
O método, apresentado e premiado com menção honrosa no V World Córnea Congress, realizado em Washington em 2005, é uma associação da técnica de Ceratoplastia Lamelar com a aplicação do Laser Superficial Personalizado para a regularização da superfície corneana e correção do astigmatismo irregular. Recentemente, com a introdução da técnica de Cross-Linking Corneano, estudos científicos têm demonstrado resultados promissores em associação com o laser de superfície (PRK / LASEK), objetivando maior estabilidade da córnea e melhoria da visão.

O MTSC possibilita a reabilitação estrutural e/ou refrativa da córnea com ceratocone, de acordo com o estágio da doença. As técnicas utilizadas no MTSC, bem como a sua sequencia de aplicação, procuram oferecer ao paciente o tratamento mais seguro e menos invasivo em cada etapa, buscando sempre os melhores resultados visuais possíveis a curto e longo prazo.


Correção Estrutural

Correção do formato anormal e restauração da transparência da córnea através da técnica de Ceratoplastia Lamelar.
Essa etapa pode ser assistida por Excimer Laser, em caso de córneas muito finas.
Realizamos nesta etapa a remoção de opacidades e o espessamento da córnea, como um reforço ou cintagem, prevenindo assim a recidiva da ectasia (abaulamento da córnea). Em cerca de três meses realizamos a remoção das suturas da córnea e preparamos o paciente para a segunda etapa do tratamento - a correção óptica.

Correção Óptica / Refrativa

Correção dos erros refracionais, inclusive do astigmatismo irregular, através da utilização do Excimer Laser.
Nos casos em que o ceratocone é leve, inicial ou frusto, com boa acuidade visual corrigida, podemos realizar como primeira etapa o LASER, associado ou não ao Cross-Linking de córnea. O LASER de superfície (PRK, Epi-LASIK, LASEK) tem por objetivo preservar o máximo possível a estrutura da córnea, atuando sem cortes sobre o tecido superficial da córnea e corrigindo o grau.
Nosso equipamento é capaz de corrigir de forma personalizada aberrações esféricas e de alta ordem com a utilização da moderna tecnologia de frente de ondas (wavefront).


Topo
Facebook - Instituto Reynaldo Rezende
Desenvolvido por ARZ