Ribeirão Preto, 18 de Julho de 2019

Ceratoplastia Lamelar
Tratamento do Ceratocone
O tratamento ideal seria a substituição apenas dos tecidos doentes. Ou seja, se a patologia instala-se primariamente na camada epitelial e estromal superficial, deve-se optar pela cirurgia que substitua apenas essas porções, mantendo as camadas saudáveis (endotélio), reduzindo o risco de rejeição e favorecendo uma recuperação visual mais rápida.
No Centro de Correção da Visão - Instituto Reynaldo Rezende utiliza o Método de Tratamento Seqüencial do Ceratocone - MTSC, que possibilita uma reabilitação estrutural e refrativa em um período de 4 a 6 meses, dependendo do grau de comprometimento corneano.
As etapas podem ser classificadas como segue:

Primeira Etapa: Correção Estrutural

Correção do formato anormal e restauração da transparência da córnea através da técnica de Ceratoplastia Lamelar. Essa etapa pode ser assistida por Excimer Laser, em caso de córneas muito finas, ou realizada com a utilização de um microcerátomo especial.
Realizamos nesta etapa a remoção de opacidades e o espessamento da córnea, como um reforço ou cintagem, prevenindo assim a recidiva da ectasia (abaulamento da córnea). Em até três meses realizamos a remoção das suturas da córnea e preparamos o paciente para a segunda etapa do tratamento.

Segunda Etapa: Correção Óptica / Refrativa

Correção dos erros refracionais, inclusive do astigmatismo irregular, através da utilização do Excimer Laser.Nosso equipamento é capaz de corrigir de forma personalizada aberrações esféricas e de alta ordem com a utilização da moderna tecnologia de frente de ondas (wavefront).
Vantagens em relação ao tratamento convencional (transplante penetrante):
- Segurança do procedimento. Apenas a porção anterior da córnea é trocada, e a porção interna, o endotélio, não é manipulada. Essa técnica diminui quase por completo a chance de rejeição do tecido corneano transplantado.
- Indicação de tratamento precoce. Devido a segurança e bons resultados, não necessitamos aguardar uma baixa de visão significante e debilitante antes de intervir.
- Não há necessidade de recorrer ao uso de lentes de contato rígidas e de difícil adaptação, inclusive associada por muitos à indução da progressão do ceratocone.
- Nos casos em que o ceratocone é leve, inicial ou frustro, apresentando apenas astigmatismo irregular, podemos como primeira etapa realizar o Laser superficial, para regularização da superfície corneana permitindo melhor acuidade visual sem a utilização de lentes de contato rígidas.

Topo
Facebook - Instituto Reynaldo Rezende
Desenvolvido por ARZ